segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Questão Dominante



A subsecretaria-geral das Nações Unidas e diretora-executiva do programa Habitat da ONU, Anna Tibaijuka, declarou que a agua será questão dominante da agenda global no século 21. A ONU estima que 20% da população mundial em 30 países já sofrem com a escassez de agua. O crescimento explosivo das populações urbanas é uma das principais causas da ameaça global de falta de água. Neste ano, a percentagem da população mundial que vive em centros urbanos irá pela primeira vez na história, ultrapassar os 50%, provocando uma enorme pressão sobre a demanda de agua. As implicações futuras são sérias. Segundo previsões da Unesco, 1,8 bilhão de pessoas podem enfrentar falta crítica de agua em 2025, e dois terços da população mundial podem ser afetados pelo problema naquele ano. A crise é maior do que o empenho. Apesar de uma das "Metas do Milênio da ONU" ser a redução à metade do numero de pessoas sem acesso à agua potável e ao saneamento básico até 2015 , a apenas oito anos do cumprimento do prazo, isso dificilmente será alcançado. Os organizadores da conferencia mundial de agua alertam que um bilhão de pessoas ainda são afetadas pela falta de agua potável, e mais de 2,4 bilhões não possuem saneamento básico.

Em São Paulo, a sexta cidade mais poluída do mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os veículos são responsáveis por 92% da poluição atmosférica.
Esta mesma organização estima que os problemas de insalubridade provocados pela impureza da água , pela poluição atmosférica , pelo estresse no trabalho ou pela circulação automobilística MATAM, a cada ano, 13 milhões de pessoas no mundo.
Não é exagero afirmar que respirar o ar poluído de grandes cidades pode ser mais perigoso para a saúde do que se expor a altos níveis de radiação nuclear. Um estudo da revista científica BMC Public Health concluiu que os sobreviventes do acidente na usina nuclear de Chernobyl, em 1986, e das bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki, em 1945, sofrem consequências parecidas ou até menores do que quem vive em área poluídas, fuma ou é obeso. Então podemos entender que a população exposta a doses significativas de radiação tem o mesmo risco de morte prematura que aqueles que comem demais ou são sujeitos a longos períodos de fumo passivo.

As cidades mais poluídas do mundo são: 1 -Cidade do México (17 mortes por dia provocadas indiretamente por poluentes); 2- Pequim (China); 3 - Cairo (Egito); 4 - Jacarda (Indonésia); 5 - Los Angeles (EUA); 6 - São Paulo.

Galera, estes são apenas alguns dados relevantes. Todos já têm os dados necessários para entender o que está acontecendo com a Terra e a melhor forma de agir. Está na hora!!! Vamos AGIR....reciclaglem, parar de desperdiçar água, biocombustíveis, créditos de carbono, lixo produzindo energia, uso de energia solar, energia eólica......... Vamos nos motivar e motivar as empresas onde trabalhamos a ter Responsabilidade Ambiental.

Abraços.







Nenhum comentário: